Relevé

Abra 2

O conhecimento do mercado das rochas ornamentais, no contacto diário entre agentes comerciais e clientes, mostra a necessidade de desenvolver novos acabamentos de superfície capazes de satisfazer todas as exigências. Assim, torna-se fundamental investigar esta temática para alargar a oferta de produtos disponíveis.

Abra 4

Esta atividade tem como objetivo obter novos acabamentos de superfície da pedra, através da modificação dos processos atuais de acabamento, com introdução de modificações nos abrasivos/equipamentos utilizados.

Abra 1

Com esta atividade, e aproveitando o equipamento já instalado, pretende-se desenvolver novos abrasivos com incorporação de materiais disponíveis e acessíveis, potenciando a utilização de resíduos de vários tipos, numa ótica de economia circular.

Abra 3

Os resultados já obtidos evidenciam a potencialidade de várias misturas abrasivas, as quais são competentes na definição de novos acabamentos de superfície. A nova fase de investigação debruça-se sobre a influência dos parâmetros físicos no processo e sobre a influência nos vários tipos de rochas.

Resíduos

resido 3

Ao processo de corte e preparação das peças de mármore ou granito está inevitavelmente associada a produção de resíduos, na forma de lamas, constituídas por partículas de dimensão bastante reduzida, que podem provocar diversos problemas a nível ambiental. Estimadamente 15 toneladas destas lamas são produzidas diariamente pela empresa, que têm como único destino o aterro. Outro grande problema atual prende-se com a utilização de cimento Portland, cujo processo é responsável pela emissão de grandes quantidades de CO2.

resido 1

O principal objetivo desta investigação é criar um material sustentável tanto ambiental como economicamente a partir destes resíduos como alternativa ao uso de cimento Portland, criando um geopolímero, ou ligante obtido por ativação alcalina. Sendo esta investigação bem-sucedida, é possível aliar os benefícios da reintrodução destes resíduos no setor, contribuindo para a economia circular, bem como a redução da utilização de cimento convencional.

Para isso serão criadas diversas formulações recorrendo aos resíduos resultantes da atividade da nossa empresa, e a várias soluções alcalinas, com diferentes características. Estas formulações serão avaliadas e alvo de ensaios mecânicos para perceber qual as que melhor se adequam à aplicação como elemento construtivo.

resido 2

Ensaios de durabilidade e ambientais aos materiais criados serão também realizados, assegurando a sua resistência estrutural a longo prazo assim como um bom comportamento ambiental após a exposição a diversas condições que simulam ambientes reais.

Após a seleção das melhores formulações, adaptar as formas e características como diversos tipos de elementos construtivos:

  • Revestimentos;
  • Argamassa de assentamento;
  • Painéis de isolamento térmico e acústico, criando painéis alveolares a partir dos geopolímeros produzidos;
  • Betão geopolimérico, substituindo o cimento Portland pelo ligante alcalino produzido.
  • 1
  • 2