< Incentivos

Norte 2020 – Investigação e Desenvolvimento de Novos Produtos


Projeto Nº NORTE-01-0247-FEDER-038373

Designação do Projeto: TRANSGRANITOS – Investigação e Desenvolvimento de Novos Produtos

Apoio no âmbito do sistema de incentivos: Projetos de I&D – Projetos Individuais

Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de Intervenção: Vila Pouca de Aguiar - Norte

Entidade Beneficiária: TRANSGRANITOS – Mármores e Granitos do Alto Tâmega, Lda.

Data de aprovação | 01-10-2019

Data de início | 20-06-2019

Data de conclusão | 19-06-2021

Custo total elegível | 337.860,27 euros

Apoio financeiro da União Europeia | Incentivo FEDER não reembolsável – 229.953,45 euros

Síntese e Objetivos do Projeto: O projeto de I&D da TRANSGRANITOS tem como objetivo principal a investigação industrial de produtos inovadores com potencialidade de serem facilmente aceites pelo mercado. Procuram-se, assim, novos produtos cujas características sejam inovadoras e atrativos para o mercado.

As atividades propostas visam a obtenção de granitos com colorações mais valorizadas, através de técnicas de oxidação superficial e da modificação da técnica de flamejamento. Outra das investigações procura novos acabamentos superficiais, por modificação da técnica de polimento de rocha. A fachada multifuncional, que conjuntamente terá as funções de revestimento pétreo, iluminação e aproveitamento energético, é outro dos produtos que se pretende obter. A investigação relacionada com os resíduos de serragem dos granitos, com a obtenção de novos materiais pela técnica de geopolimerização, procura obter novos materiais e diminuir os impactes ambientais da deposição das lamas em aterro.

Impacto esperado do Projeto na Competitividade da Empresa: O desenvolvimento das atividades de investigação no âmbito do presente projeto, são bastante pertinentes para a entidade promotora, pois a estas encontra-se associada uma forte possibilidade de se virem a transformar em novos processos industriais. O sucesso das atividades de investigação que a Transgranitos se propõe a desenvolver, tem como finalidade, a disponibilização de novos e diferentes produtos para os seus atuais e futuros clientes, a partir das pedras naturais com que já trabalha e domina.


Fale conosco!
Fale conosco!